quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Quando Deus diz NÃO - Parte 3 de 4

Na parte 1 vimos que Davi recebeu um NÃO por consequência de seus pecados.
Na parte 2 vimos que Paulo recebeu um NÃO porque a graça de Deus lhe era suficiente.
Mas, na verdade, a resposta à indagação: "Por que Deus diz "NÃO" pode ser bem simples:
"Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra." Salmo 46.10
Carl Sagan foi um cientista, astrobiólogo, astrônomo e astrofísico. Ele estudou o efeito estufa em escala planetária e escreveu o que vemos neste vídeo fantástico:
Talvez Jó nos ajude a entender a soberania de Deus!
"onde você estava quando eu lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto." Jó 38.4
Vamos entender melhor:
A guerra espiritual que todos vivemos está na consciência entre aquilo que podemos fazer e as coisas que devemos obedecer. 
"Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine." 1º Coríntios 6.12. O Evangelho precisa deixar de ser informação e começar a ser uma história de consciência. É necessário que o DNA de Deus se instale em meu DNA para haver reorganização e transformação em minha vida, para que eu passe a viver a vida de Cristo.
O CASO DE JESUS CRISTO
Mateus 26.36-46 - por 3 vezes Jesus pediu a Deus que o livrasse da morte, mas que fosse feita a vontade do Pai e não a dele. A vontade do Pai foi que Jesus morresse, apesar de seu pedido.
O que Jesus nos ensina com o NÃO que recebeu do Pai?
1. Todos nós experimentamos sofrimentos profundos.
Disse aos seus amigos: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal! Fiquem aqui e vigiem comigo." Mateus 26.38
Clarice Lispector, escritora e jornalista, disse: "Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação."
Deus pode causar desorientação em minha vida para que eu entenda que nesta luta de poderes entre meu querer e o dever de obedecer, eu perceba que obedecer a Ele é melhor!
Jesus orou: "Se possível, não permita, mas faça-se a tua vontade."
Santo Agostinho disse que é melhor encontrar Deus sem entender nada da vida do que na tentativa de compreender, não encontrá-lo.
Não é necessário entender porque Deus nos faz passar por determinadas situações. Basta obedecê-lo.
2 - Todo sofrimento será sempre solitário, pessoal e intransferível.
"Sentem-se aqui comigo enquanto oro. (...) mas seus discípulos estavam dormindo. (...) Vocês não puderem vigiar comigo nem por uma hora? Perguntou Jesus a Pedro." (MT 26.36-40)
Nem os três amigos mais próximos de Jesus conseguiram compartilhar de sua angústia e sofrimento. No momento em que mais precisava de companhia, seus amigos dormiram.
Bons amigos são importantes no momento do sofrimentos, mas eles não tornam a dor menos solitária. Eles não conseguirão sentir o que eu sinto. A dor é pessoal e intransferível.
3. A lição de Jesus durante o NÃO de Deus é submeter-se a vontade do Pai.
"Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice, sem que eu o beba, faça-se a tua vontade." Mt.26.42
QUANDO DEUS NOS DIZ NÃO, QUAL É A RESPOSTA QUE ELE ESPERA DE CADA UM DE NÓS?
Quem está sentado no banco de suas decisões? Veja este vídeo:
PARA REFLETIR E PRATICAR:
1. Somos incapazes de lutar contra Deus.
2. Deus nunca se ausentou de nosso sofrimento. Ele tomou partido deste de uma forma fatídica e definitiva no Calvário.
3. Quando Deus diz NÃO para minha vontade, Ele espera que uma decisão minha pela vontade Dele.

Palestra ministrada por Denis Hartung Vallongo na Igreja Presbiteriana de Sousas - Campinas - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Vazio