sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Pensamento Positivo ou Fé?

Quando acordei hoje havia um áudio de uma querida amiga com um questionamento extremamente válido. Ela pedia-me ajuda para tentar compreender melhor a situação.
Tratava-se de uma pessoa – conhecida dela – que há dois anos sofria de um câncer, mas que mantinha a fé, a alegria, a positividade diante da vida. Todas a manhãs, essa enferma enviava mensagens positivas, com declarações de que cria em sua cura, que sabia que Deus estava com ela e coisas semelhantes. Mas ela faleceu. Apesar de sua fé na cura, ela faleceu.

Logo depois da minha conversa com esta amiga, conversei com outra antiga amiga, alguém que, em determinada época de minha vida, foi um anjo enviado por Deus para cuidar de mim. Ela relatou-me como este ano de 2020 foi difícil para ela, como passou por tantos e diversos sofrimentos, mas manteve a fé e que segue para 2021 revestida dessa fé. Ela então lembrou-se e relatou as situações que ela presenciou de pessoas no hospital de câncer onde ela, enfermeira, trabalhou durante anos. Ela viu muitos pais que, durante o tratamento, pareciam equilibrados e resilientes, confiantes em Deus, mas que, na hora da morte dos filhos, descompensavam totalmente, perdiam totalmente qualquer equilíbrio e desafiavam Deus para um duelo, para uma luta corpórea onde pudessem descontar toda sua raiva por Ele ter levado o serzinho tão amado deles.

Totalmente compreensível.  Não tenho nem noção de como seja a dor de perder um filho.
Mas o questionamento da minha primeira amiga, logo de manhã, era sobre a fé: por que alguém que demonstrava tanta fé, não alcançou seu milagre?

O que eu aprendi sobre o assunto fé ao longo da minha história de vida é o que posso compartilhar. Aprendi muito com os exemplos e os conceitos que temos na Bíblia, e também aprendi muito com minha própria história.

Entendo que a primeira coisa que precisamos fazer para entender algumas situações é fazer diferenciação entre “pensamento positivo” e “fé”. A positividade é algo que precisamos repetir todos os dias, renovar a cada novo problema, fazer mantra, cruzar os dedos e “confiar” que o pensamento positivo vai trazer para mim aquele resultado final que desejo.  Se eu alcanço aquilo que meu pensamento positivo reclamava, então sou inundado de euforia e até de alegria, mas com o passar dos dias, essa euforia se vai, e eu acabo esquecendo de tudo enquanto sigo com minha vida. Se meu pensamento positivo não alcança aquilo que eu almejava, a frustração, a descompostura, o desequilíbrio, a dor, a angústia são devastadores. Demora muito tempo para que as pessoas se recomponham e voltem a viver bem novamente – isso quando conseguem continuar vivendo.

A fé tem outra natureza. A fé não tem a ver com circunstâncias ou com sentimentos. A fé é uma certeza que habita águas muito mais profundas do que o pensamento positivo. 
A fé não é depositada em coisas ou desejos. A fé tem seu descanso em uma pessoa: Jesus Cristo.

Porque eu sei que sou amada por ele, então minha fé nele me sustenta durante as dores.
Porque eu sei que minha fé está em uma pessoa totalmente fiel, eu descanso no meio da tempestade.

Porque eu sei que Ele está comigo no vale da sombra da morte, eu encontro paz que excede todo entendimento.

A fé me faz andar, me faz prosseguir, mesmo que a dor seja cruel, porque sei que não estou andando sozinha.

Minha amiga “Anjo”, disse algo engraçado: as pessoas acham que a fé delas tem que ser remunerada. Ou seja: porque eu tenho fé, então Deus se torna meu devedor e tem que me pagar dando-me aquilo que eu demando.

Mas a fé não é remunerada desta forma. A fé existe para nos fazer andar em meio ao deserto, não para nos satisfazer as vontades. A fé verdadeira permanece intacta, mesmo quando meu desejo não é atendido.

Faz parte da fé questionar, faz parte da fé entristecer-se, faz parte da fé sofrer. Mas ela existe justamente para nos guiar até o outro lado do deserto. Quer as respostas cheguem, quer não cheguem.

Por último, a fé não é algo que a gente adquire tendo pensamentos positivos ou apenas desejando-a. Aprendemos que ela é um presente de Deus.  Portanto, querid@ leit@r, se você se considera alguém desprovid@ de fé em Cristo, peça-lhe e Ele mesmo vai te presentear com uma fé firme e inabalável. É Jesus Cristo quem opera em nós tanto o querer quanto o realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Vazio