terça-feira, 5 de março de 2024

O Vazio

"Somos seres desejantes, destinados à incompletude e é isso que nos faz caminhar". Jacques Lacan

Quando nos aceitamos como somos, quando nossas limitações deixam de ser um problema emocional, então as pessoas ao nosso redor perceberão que somos bem resolvidos conosco mesmo e isso atrairá boas pessoas para o nosso convívio. 

Nosso problema é que buscamos tapar essa falta interior, esse buraco na alma, essa incompletude com a presença de outra pessoa, mas essa solidão é só nossa e só nós mesmos podemos lidar com ela. 

Não existe alma gêmea. Não existe tampa da panela. 

Relacionamentos saudáveis são um desenvolver diário entre duas pessoas que estão comprometidas consigo mesmas e entre si. 

Nós fomos ensinados - pela literatura, pelas novelas, pelas músicas - que o amor é uma mágica que acontece e nos traz felicidade.

Ilusão. Enganação.

Estamos sempre indo de um lado para o outro procurando saciar os desejos da alma, buscando preencher o que nos falta por dentro.

Mas o amor é construção diária. Ambos precisam estar envolvidos nisso. 

Aprendemos a desenvolver o amor próprio focando nosso afeto em nós mesmos. Fazendo por nós aquilo que gostaríamos que alguém nos fizesse.

Ame-se. Mime-se. Presenteie-se. Valorize-se. 

Esse buraco de solidão é mais visível e mais sentido quando nos falta amor próprio.

Quando aprofundamos em autoconhecimento e em nossa consciência do amor que o Eterno tem nós, descobrimos que só Ele tem o que precisamos para ser feliz.

Qualquer outra pessoa não poderá nos fazer feliz. 

Mas Ele pode. O amor dele tem a forma e o tamanho de nosso vazio interior. 

Quando Ele for tudo para você, você perceberá que a outra pessoa já não faz tanta falta. Vai ser o momento em que ter ou não ter alguém ao seu lado, não vai mais ser o que define ou não a sua felicidade, pois você já estará feliz consigo mesmo e com sua alma preenchida pelo Eterno.


Lia Silva - julho de 2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Vazio