segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pessoas Medíocres e Pessoas Felizes




Sinto uma grande tristeza ao perceber quanta gente infeliz há no mundo. Tantas pessoas reclamando por tudo, tantas outras criticando todo mundo, gastando energia e tempo em falar mal de fulano e ciclano. A falta de amor entre as pessoas é gritante, e pior: elas não querem amar a todos, sem distinção. Há um esforço muito grande para rechaçar o semelhante, para criticar e fomentar briguinhas tolas. A meu ver, tais atitudes são características dos medíocres. Pessoas bem resolvidas, felizes, que percebem as maravilhas pelas quais estão cercadas, não têm tempo para falar mal dos outros, para reclamar de qualquer coisa.
E daí que fulano falou mal de você? Que importância tem se o beltrano virou o rosto ou inventou algo a seu respeito? Desabroche seu mais lindo sorriso, ofereça-o ao fulano e ao beltrano e siga em frente! O que os outros pensam ou falam a teu respeito é problema deles! A cada um de nós, cabe-nos apenas a nossa parte: fazer o bem, olhar com complacência, oferecer o perdão, dever o amor. Como os outros irão reagir é algo que foge da esfera de nossa responsabilidade. No entanto, sempre é bom pararmos para uma autorreflexão. As vezes, o que os outros dizem a nosso respeito, é reflexo do que estamos transmitindo sem perceber.
Outro dia alguém disse que eu não tenho senso de humor. Minha primeira reação foi deixar para lá e acusar o fulano de ser infeliz, pois mal me conhecia. Mas resolvi pensar a respeito. Refleti sobre como eu reajo, quais são minhas atitudes frente a este ou aquele acontecimento, tentei olhar para mim com outros olhos e captar meu humor. Pedi ajuda de meu esposo nesta tarefa. Fiquei satisfeita com o resultado. Percebi que, enfim, não sou uma má humorada crônica. Sou uma pessoa séria e levo a sério muitos assuntos, mas tenho bom humor sim. Sou capaz de rir de mim mesma e de piadas que não ferem a dignidade de outro ser humano.  Tenho bom humor porque consigo ver beleza nas coisas simples e nos gestos sinceros, tenho bom humor porque consigo amar apesar dos espinhos. Em vez de ficar com raiva do fulano que me criticou, fiquei grata porque ele me proporcionou uma oportunidade de reflexão sobre mim mesma e, assim, aumentei meu autoconhecimento.
Conclamo a você, que está aqui, lendo este pequeno desabafo agora: vamos deixar a mediocridade para trás? Vamos gastar nossa energia com as coisas boas, com o lado bom das pessoas? Vamos deixar a gratidão invadir nossa alma a tal ponto que não sobre espaço para mais nada? Quando aprendermos a olhar o lado positivo de tudo, em detrimento do negativo e dos defeitos das pessoas, então seremos felizes de fato.
Vamos ser mais felizes aprendendo a perdoar e a ter gratidão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Vazio