sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Missões: o eixo que move o Corpo de Cristo

"Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." Mat. 28.16-20.
Qual é sua relação com este texto? Como este mandamento muda sua vida? Será que pecamos se não observamos este mandamento?
O eixo que move a igreja é Missões. Ela deve ser a prioridade das prioridades para o corpo de Cristo. Sem missões, nada mais funciona bem na vida da igreja.
Mas o que é fazer missões? É sair pelo mundo pregando? Não é apenas isso. Existem quatro maneiras de fazer missões:
1ª)Orando (Mt.9.35-38),
2ª) Enviando (Rm. 10.13-15),
3ª) Mantendo (Rm. 10.13-15),
4ª) Indo (Mt. 28.16-20).
Toda a igreja pode e deve fazer parte de missões de alguma maneira. Você é igreja? Fazes parte do Corpo de Cristo? Então deves se envolver em missões de alguma maneira.
O texto de Mateus 9.38 diz: Rogai pois ao Senhor da seara que envie trabalhadores. Esta é a primeira maneira de fazermos missões: orando, rogando a Deus que levante pessoas para pregarem o evangelho em todo o mundo, que sustente aqueles que já estão espalhados na seara, que use cada um para colher bons frutos para o Reino de Deus. A oração é o primeiro passo que damos para cumprirmos o mandamento da Grande Comissão de Mateus 28.16-20.
Logo depois de Jesus ordenar que os discípulos rogassem para que Deus enviasse trabalhadores, encontramos no primeiro versículo do próximo capítulo: E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades (10.1) Jesus está respondendo a oração de 9.38, está capacitando os discípulos, dando-lhes autoridade para irem pelo mundo fazendo o que for preciso para ganhar almas. Quando começamos a orar para que Deus envie trabalhadores, Deus já começa a preparar, chamando e capacitando para esse trabalho. Portanto, não te assustes se quando começares a orar, sentires que Deus está te chamando para ir, pois é isso que acontece quando oramos por missões, o amor por ela começa a crescer em nosso coração e chega um ponto onde só orar não nos satisfaz mais, queremos sair também, e certamente é resposta da nossa oração, pois Deus responde nossas orações através de nós mesmos, nem sempre precisa usar outras pessoas.
O que encontramos logo depois, no mesmo capítulo 10, é: A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos (v.5); aqui Jesus já está enviando seus chamados e capacitados. Essa é a penúltima etapa de fazer missões: enviar ou sermos enviados. No caso de sermos enviados, não precisamos temer nada, pois aquele que capacitou é fiel para manter, a única preocupação é obedecer o ide e pregar o evangelho. No caso de enviarmos outros trabalhadores, ficamos com a última parte, mas que, necessariamente não encerra o “fazer missões”, é a parte de manter o enviado financeiramente e espiritualmente. A oração é, portanto o primeiro e o último passo, pois o enviado depende dela para se manter na seara. Mas a manutenção dele depende também de ajuda financeira, que consiste em outra maneira de fazermos missões.
Portanto, se você é parte da igreja de Deus, ou seja, do corpo de Cristo, e não está fazendo missões de nenhuma maneira, não está orando por ela, não está ajudando financeiramente e nem está indo, cuidado!, você não está participando do eixo que move a igreja, que dá movimento ao corpo, e mais, está negligenciando um mandamento explícito de Jesus! Pecamos quando nos omitimos de fazer o que sabemos que temos de fazer. (1Sm. 12.23)
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. (At.1.8)
Faremos missões então, conforme a prioridade dos locais citados neste versículo: primeiro em Jerusalém (cidade em que resido), depois vou para Judéia (meu estado), logo em seguida vou para Samária (meu país) e por último, pelos confins da terra? ERRADO. Fazer missões requer simultaneidade, não prioridade de locais. O texto fala TANTO em Jerusalém COMO na Judéia. Isso quer dizer que devo fazer missões no meu bairro pela manhã, pela tarde devo fazer missões na China e à noite na Europa. Como? De manhã estou testemunhando ao meu vizinho, à tarde vou contribuir para a China e à noite vou orar pela Europa. No final do dia, terei alcançado os confins da terra sem sair de casa, mas Deus que escutou e viu tudo que fiz e falei, já foi até China, à Europa, e à todo o mundo, respondeu minha oração, usou minha oferta para comprar uma Bíblia à um novo convertido ou sustentar um missionário que estava precisando. Essa é a beleza de Missões: posso ser um missionário no mundo todo o tempo todo. Isso é simultaneidade.
Mas por que não fazemos missão hoje? Ou, por que é tão difícil fazer missões? Se olharmos para a experiência de Isaías, entenderemos porque: Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, Senhor dos Exércitos! (Is. 6.5)
1º) Porque falta visão de Deus, não o conhecemos ainda como Isaías o conheceu. Quando temos a exata visão de Deus e de seu reino, entendemos como Ele é, então passamos a ter a mesma visão dEle e estamos prontos para fazer missões.
2º)Porque temos pecados e não reconhecemos isso. Isaías reconheceu que era pecador e que as pessoas ao seu redor também o eram. Depois de perceber que era pecador, ele recebeu o perdão através do ato simbólico do anjo queimar-lhe os lábios com a brasa viva. Quando reconhecemos nosso pecado, estamos prontos para sermos perdoados e, consequentemente, reconhecermos o pecado das pessoas e nos dispormos a ir até elas, levar-lhes a luz do evangelho de perdão.
3º) Porque desfrutamos do nosso comodismo físico, material e espiritual. Isaías sentiu-se pecador e sentiu o preço do perdão. Se não me sinto pecador, é necessário que eu veja a Deus em seu trono e glória, então nascerá em mim um coração agradecido a Deus e me alistarei para ser enviado por Deus. É necessário deixarmos de lado nosso comodismo e pedir a Deus que nos mostre sua glória, para que com isso nos despertemos para cumprir a vontade dEle. Quando Jesus foi jantar com os fariseus (Lc. 7.36-50) ele mostrou qual é o preço do perdão, ele disse: ... perdoados estão os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco se ama (v.47). Quando vimos a glória de Deus, somos capazes de ver nossa própria imundícia, arrependidos, somos perdoados e quando sentimos o preço do perdão, estamos prontos para missões.
Portanto irmão, ore, mantenha e vá para missões. Cumpra a ordem de Deus de alguma maneira. Aliste-se nesse exército! Seja um missionário eficiente! Ore por missões, envie para missões, mantenha missionários, vá para missões! Obedeça a ordem de Jesus e faça o Seu reino crescer através da sua disposição! Lembre-se: missões não se faz com recursos, mas com visão e obediência.
Palestrado por: José Carlos de Oliveira
Organizado por: Lia Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Vazio